terça-feira, junho 19, 2007

Ignorância

Para muitas pessoas a arte é um encontro imediato de 3º grau. É uma coisa do outro mundo e um bicho de sete cabeças. O povo esqueceu-se que na Idade Média a arte era a Bíblia dos pobres", era feita para gente ignorante. Hoje em dia nem os ignorantes a entendem. Pode-se tirar duas conclusões, ou a arte está num nível intelectual demasiado superior ou os ignorantes são ainda mais ignorante do que à 600 anos atrás. É interessante ver pessoas super burras a tentar entender a arte. E pessoas totalmente ignorantes a fazerem-se de entendidos. Não estou a falar de ninguém em especial, mas da nossa cultura. Uma cultura da "aparência", em que interessa parecer e não ser.
Mas há honrosas excepções. Pessoas "deliciosas" a conversar sobre pintura e arte. Pessoas inteligentes e conhecedoras. Eu costumo dizer que quem comenta que o Picasso era abstracto ou que a arte naif é muito inovadora, etc. , mais vale ir ver a Floribella " na televisão.
Porque estou eu com esta conversa da ignorância? É simples. Toda a gente se queixa que em Portugal não se faz nada culturalmente, mas preferem ver novelas ou jogos de futebol em vez de ir a uma galeria ver uma exposição. Por enquanto não se paga para ver exposições e ninguém é obrigado a comprar as telas expostas.

Etiquetas: , , ,