sábado, março 31, 2007

Novas Telas




Estas são algumas telas novas que estão em exposição na Galeria Mouzinho de Albuquerque, na Batalha.
Ainda hoje vou tentar colocar no meu site 6 novas telas, se parar de chover para eu ir à rua fotografar as telas.

quinta-feira, março 29, 2007

Estado da Arte

Vou dar a minha opinião sobre a arte actual, em Portugal.
Obviamente não vou falar de mim, mas sei perfeitamente que não sou nenhum génio da pintura.
Eu diria que 95% dos pintores portugueses que estão activos neste momento são uma "merda". Não têm criatividade, não têm técnica, são preguiçosos e têm a mania que são os melhores do mundo. Não vêm mais do que o próprio umbigo. Depois nota-se que são todos muito amigos e se protegem muito bem uns aos outros. Ninguém tem coragem de chegar perto deles e fazer um comentário negativo sobre a sua obra. Meus amigos, vender muito não é sinónimo de qualidade. Nem tudo o que vende é o que vai valorizar. Lembrem-se da música pimba e das bandas que vendem milhares de discos e que 2 ou 3 anos depois já ninguém se lembra deles. Na pintura é igual (com as devidas diferenças).
Eu sei que muitos galeristas são uns ignorantes em relação à arte (felizmente há bastantes que não são), mas a ignorância do público comprador é incrível. Em vez de comprarem por gosto pessoal, ou por conhecimento artístico, compram porque o vizinho comprou ou porque alguém disse que é bom ou porque o artista fez uma exposição no estrangeiro.
Lembro-me sempre do Marcell Duchamp que foi recusado em Nova Iorque, numa exposição onde tinha o direito de participar.
E o Picasso que até expunha em cafés e em casas de prostitutas, em França (em inicio de carreira).
Sabem o que me irrita mais? A maioria dos artistas portugueses não têm formação artística nem conhecimentos de história da arte. Mas acham-se tão bons.
Não sei como funciona nos outros países, mas não acredito que seja assim. Estamos no país das cunhas e dos amigos. Um país onde os arquitectos fazem pintura à procura da fama e prestigio que não conseguem alcançar na sua própria área.

Novas Pinturas

De cada vez que faço uma exposição aprendo imenso. É completamente diferente ver as telas na parede duma galeria, do que no minúsculo e mal iluminado espaço onde pinto. Apercebo-me de coisas que não quero voltar a fazer.
Sou o principal crítico da minha obra, e sinto uma insatisfação constante. A minha pintura precisa de estar em constante remodelação. Era impossível para mim manter uma carreira a fazer sempre a mesma coisa (ex. Albino Moura, Damião Porto, etc. ). Provavelmente daqui a um ano estou a fazer coisas completamente diferentes do que faço agora.
À cerca de um ano que ando a tentar "misturar" o hiper-realismo com o expressionismo. Fiz várias técnicas e temas. Depois de ler o livro "Metamorfose" de Frank Kafka , decidi mudar tudo outra vez. Em breve colocarei no meu site www.miguelfazenda.com.sapo.pt e no meu blog www.miguelfazenda.blogspot.com as fotografias destas telas novas. Talvez estejam menos decorativas, menos simbólicas e diferentes das anteriores, mas estão-me a dar imenso prazer a pintar. Em contrapartida talvez se identifiquem algumas referencias ao meu pintor preferido, mas não há problema.
Nas minhas pinturas costuma-se ver imagens de loucura, de dor e de solidão. Normalmente estas imagens estão disfarçadas e são imperceptíveis ao observador menos atento. Desta vez está tudo explicito. Posso dizer que os "ignorantes" não vão sentir dificuldade em ver o que está representado.
No fundo, estas pinturas representam imagens de metamorfoses, fusões, bipolaridades, etc. .
Durante a exposição na Galeria Mouzinho de Albuquerque podem observar-me a pintar (se aparecer muita gente começo a cobrar bilhete :-) .

quarta-feira, março 28, 2007

Exposição de pintura


Venho por este meio convidar todas as pessoas interessadas em pintura a visitar a minha exposição de pintura na Galeria Mouzinho de Albuquerque, na Batalha. A exposição está patente de 01 a 15 de Abril e eu estarei lá durante todos os dias deste período . Aliás, vou fazer da galeria o meu atelier (boa oportunidade para verem como trabalho).

Dia 01 é a inauguração às 16 horas. Apareçam para tomar uma bebida e conviver um pouco comigo e com a minha pintura.

Parceria

Estou a iniciar uma Parceria com a agência Megcriativos, que irá organizar exposições e angariar compradores para a minha obra. Espero que seja uma longa e frutuosa parceria.

Expressão


Neste momento estou a realizar uma série de 6 telas um pouco diferentes do meu trabalho feito no meu último ano. Mantém-se algum hiper-realismo, os temas e as cores, mas desta vez o expressionismo funde-se com o realismo. Espero que gostem. Estes trabalhos podem ser observados (depois de concluídos) na Galeria DomusVárius, em Lisboa.
Neste momento podem tomar contacto com pinturas minhas, sobre música, na Galeria LM, em Sintra, numa exposição colectiva sobre Jazz. Nesta exposição podem-se encontrar também Cargaleiro, João Hogan, Ricardo Paula, etc.
Na Galeria Exclusive, em Carnaxide, podem-se encontrar trabalhos de carácter decorativo.

Página Web

Podem consultar o meu Portfólio online, em: www.miguelfazenda.com.sapo.pt

Exposição na Batalha



Podem visitar a exposição "Figuras", na Galeria Mouzinho de Albuquerque na Batalha, de 01 a 15 de Abril de 2007.